top of page

          Por volta do ano de 1984 a iniciativa de fazer um grupo de Mineiro Pau surgiu com o casal Sebastiana da Conceição Marques Martins e Abelar Evangelista Martins, que relatam ter participado na infância de grupos semelhantes de Mineiro Pau promovido pelos senhores Joaquim Cabra conhecido como Quinca Cabra e senhor Ângelo.


           Neste mesmo ano de 1984 ao dia 13 de maio, o casal junto dos amigos e amigos convidados para participarem do grupo fez sua primeira apresentação desfilando pela avenida da cidade.

          Inicialmente as vestimentas eram as seguintes: homens se vestiam com a própria roupa e as mulheres e crianças com saco de nylon desfiado e tingido carregando peneiras de bambu enfeitadas e com frutas da estação. A pós o desfile o grupo se reunia no clube dos operários (Cutubas) situado até hoje na rua Vigorito Lamas da Silva nº  20, onde confraternizavam e encerravam a festa.


         A festa do Mineiro Pau seguiu nestes padrões durante dois anos, depois por causa das difíceis condições interrompeu-se por alguns anos. Devido a cobrança da comunidade que havia acolhido com satisfação o início do movimento,  em 1994 retomou-se o movimento no mesmo gênero.


      Entretanto só no ano de 1997 que o grupo começou a receber apoio capital da prefeitura para a compra e renovação do figurino, manutenção dos instrumentos, e registros como fotografias e filmagens a partir deste período o grupo ganhou também a presença de uma vaca malhada e uma burrinha. Além, do incentivo para o trabalho dos componentes do grupo na promoção de sorteio de prêmios para arrecadar fundos.


      Hoje o grupo de Mineiro Pau de Itamarati de Minas é composto pelos batedores de pau: homens, mulheres e crianças, baianas: mulheres e crianças, sanfoneiro, cantadores de verso, pandeiro, chocalho e surdo.


    O grupo se apresenta em festividades nas cidades vizinhas onde participam de encontros culturais com outros grupos folclóricos e anualmente em uma data do mês de maio ou novembro na sua cidade de origem Itamarati de Minas.     


(p/Olga Martins)

FUNDADORES

Sebastiana da Conceição Marques Martins

Abelar Evangelista Martins (Belo)

bottom of page